É um dia para pensarmos em quão rico é nosso planeta, com muitas formas de vida diferentes, procurando perpetuar-se no tempo e espaço. Inclusive nós.
Este ano o tema escolhido foi a Biodiversidade nas Ilhas.
E por que ? Por que as ilhas são os ecossistemas mais ameaçados em todo o planeta, e não só para espécies não humanas. Nós humanos também estamos perdendo nossos habitats, nossos recursos essenciais à nossa própria vida. Alimento, água, espaço para nossas atividades, tudo isto está sendo consumido e destruído com uma velocidade que já passou do alarmante.
As Ilhas marinhas, sobretudo muitas daquelas localizadas no indo-pacífico estão à beira do colapso: desaparecerão, serão lavadas dos oceanos pela subida do nível do mar. Não, não é uma previsão catastrófica, isso já é uma realidade catastrófica para milhões de habitantes destas ilhas, que perderão mais do que seu local de moradia. Perderão sua cultura, sua identidade de povo, seu solo onde seus antepassados construíram toda sua história.
John Donne (1572-1631), poeta inglês já afirmava:
"Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do
continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a
Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a
casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem
diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes
por quem os sinos dobram; eles dobram por ti"
Somos parte do ambiente. Sem ele, não existimos. Não existiremos! Cada pedaço de ambiente que se vai, cada espécie que se perde, é uma parte de nossa sobrevivência, de nosso futuro que vai embora também. Que nosso povo terráqueo seja capaz de aprender isto. Já é tarde. Mas podemos construir um novo futuro.
http://www.cbd.int/idb/2014/
Nenhum comentário:
Postar um comentário