A FAPERJ apoia as atividades do Laboratório

1 de dez. de 2014

Mais um ano chegando ao fim

O ano de 2014 está chegando ao fim e é hora de fazermos uma avaliação dos fatos que marcaram o ano.

Começamos o ano com o "VERANAÇO", aquele calor e secura insuportáveis que atingiu o Rio de Janeiro em cheio. Calor fora d'água e muito mais calor dentro dela. Água a insuportáveis 33 graus Celsius e visibilidade quase zero. Apesar dos relatos de branqueamento de corais por vários pesquisadores na região (http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/04/corais-brancos).

A água na Baía da Ilha Grande ficou assim no verão, com muita espuma, cor verde e quente, muito quente.


Tivemos em Janeiro a chegada da aluna Graça Bacheia, do Curso de Navegação da Universidade de Maputo, em Moçambique, que veio realizar um estágio conosco e teve a oportunidade de conhecer e navegar ao redor da Ilha Grande.

Tripulação a bordo do Velella. L.F.Skinner e Graça Bacheia

Foi um ano de pouca atividade de campo. Mas muito trabalho em laboratório, dissecando e identificando espécies de ascídias com o auxílio da Prof. Dra. Rosana Rocha (UFPR), supervisora de Pós-doutoramento de L.F.Skinner. E esta etapa também trouxe novidades, e das grandes. Uma espécie nova para a região da Baía da Ilha Grande e também, para o SE do Brasil (manuscrito em fase final de elaboração). Uma outra espécie nova para o ES, possivelmente mais uma ou duas para a Ilha Grande e, alguns novos registros de espécies nativas e exóticas. Nosso objetivo era avaliar a diversidade de Ascidiacea na Baía da Ilha Grande ampliando o conhecimento existente sobre a fauna desta região e comparar com a fauna de São Sebastião (SP), onde 61 espécies são conhecidas. Até o momento, nosso estudo foi capaz de identificar 37 espécies/morfotipos para a BIG. Isto representou um acréscimo de cerca de 50% em relação ao trabalho de Marins et al. (2010).






Em outro projeto, em colaboração com o Prof Dr. Emilio Lanna, da UFBA, iniciamos o estudo reprodutivo da esponja-de-fogo Tedania ignis, um estudo que tem ainda a participação de pesquisadoresde Santa Catarina e Pernambuco.

Mas as atividades do laboratório não se restringiram à pesquisa. Teve também seu lado de divulgação científica e a participação na organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Arraial do Cabo (https://www.facebook.com/groups/1416476345284884/) participando na formação científica de alunos em geral, e da população. Um dos pontos altos de nossa participação com certeza foi a Oficina de Mergulho, que possibilitou a muitos alunos verem pela primeira vez, o fundo do mar de Arraial do Cabo. E as expressões de encantamento foram muitas.











E 2014 terminou com uma boa notícia, a aprovação pela FAPERJ de mais um projeto, concedendo recursos financeiros para mais um ano de trabalho em 2015.

Então desejamos a todos um 2015 muito próspero, repleto de harmonia e saúde para enfrentarmos o dia a dia, seguindo em frente com muita amizade e fazendo o que mais gostamos, que é descobrir um pouco mais da bela e preciosa vida marinha deste planeta azul. E agradecemos a todas as pessoas e empresas/ órgãos governamentais que nos apoiam e acreditam em nossos sonhos.

Feliz 2015 ! Boas Festas!

Nenhum comentário:

Agenda de Atividades do Laboratório