A FAPERJ apoia as atividades do Laboratório

1 de nov. de 2013

Como os predadores modelam as comunidades bioincrustantes ?

Esta é uma pergunta antiga e ainda sem resposta definitiva. Sabemos que os predadores evitam que espécies competitivamente superiores se tornem dominantes e excluam outras espécies. Ou ainda, que os predadores, ao se alimentarem, reduzem a quantidade de espécies não-adaptadas a eles, obrigando-as a buscarem refúgios onde estão protegidas da ação direta destes predadores.

Este tem sido o nosso estudo de sucessão, tanto em Arraial do Cabo quanto na Ilha Grande. Desde março que nossos experimentos estão na água e seguimos acompanhando o desenvolvimento da comunidade e sua estrutura (composição, abundância e aparência). E os resultados seguem mostrando que os predadores são extremamente importantes.

Comunidades incrustantes que crescem sob a influência de predadores são dominadas por poliquetos serpulídeos e por briozoários nos estágios iniciais. Mais tardiamente, inicia-se a colonização por esponjas.






















Já quando protegemos as placas dos predadores (peixes), continuamos a observar a dominância de ascídias, especialmente de espécies coloniais, provavelmente devido à sua textura macia. O que para nós é um paradoxo, pois diversos estudos em ecologia química indicam que ascídias coloniais possuem uma rica diversidade química. Vejam abaixo:






Vamos aguardar os próximos 6 meses para vermos como ficam as comunidades.



Um comentário:

Omena disse...

Talvez a quimica dss esponjas seja mais eficiente no controle da predaçao do que a das ascidias neste estudo. Muito legal Felipe!

Agenda de Atividades do Laboratório