A FAPERJ apoia as atividades do Laboratório

4 de nov. de 2011

Teredinidae - Moluscos perfurantes de Madeira

Enfim, após mais de 15 anos, volto a estudar os Moluscos Bivalves da Família Teredinidae. São animais muito singelos, pois da mesma forma que na história de João e Maria, estes animais alimentam-se da própria casa: a madeira, que lhes serve de abrigo, proteção e alimento.

Junto com uma aluna (Fernanda Castro da Cruz), iniciamos um trabalho de distribuição destes organismos em mais de 250 km da costa do estado do Rio de Janeiro, desde Angra dos Reis até Cabo Frio.

Somente dois trabalhos foram conduzidos em uma amplitude geográfica deste porte no Brasil: o primeiro, de Junqueira, Silva& Martins-Silva (1989) e o segundo, uma dissertação de mestrado de Barreto (1994). Ou seja, há mais de 17 anos.

Mas como será que estas comunidades se apresentam hoje, com tantas mudanças no ambiente, como destruição de habitats, sobretudo manguezais, diminuição do uso de madeira no mar, alterações no ciclo das águas devido à captações, desvio de rios, aumento do lançamento de esgotos e consequente eutrofização e outras mudanças que nem temos conhecimento.

Então, vamos esperar os resultados que começarão a surgir daqui a 3 meses e ver o que mudou. Quais espécies ocorrem nestes ambientes e o qual a intensidade de destruição de madeira.


Se quiser conhecer estes dois trabalhos anteriores busque por:



Barreto, C. C., 1994. Distribuição de Teredinidae Rafinesque, 1815 (Mollusca:Bivalvia) ao longo da costa sudeste do Brasil, Dissertação de Mestrado, Zoologia, Museu Nacional, UFRJ

Foto do coletor com Teredinideos de Sérgio Henrique Gonçalves da Silva

Nenhum comentário:

Agenda de Atividades do Laboratório