A FAPERJ apoia as atividades do Laboratório

18 de fev. de 2014

Mudanças climáticas e biodiversidade na Baía da Ilha Grande

Mais uma vez o verão trouxe novidades ao Litoral Brasileiro e ao litoral da Baía da Ilha Grande. Mas ao contrário de trazer boas novidades ou uma nova moda, podemos dizer que este verão 2013-2014 se caracterizou no litoral do Rio de Janeiro por diversas florações de microalgas, muita "espuma" na água e águas muito quentes.



Abaixo temos uma comparação da temperatura superficial da água do mar para os períodos de 2012-2013 e 2013-2014 monitorados na Enseada de Dois Rios.


Podemos notar em ambos os períodos temperaturas bastante elevadas mas em 2014, a média é um pouco superior a 25oC.

Isto foi registrado por outros pesquisadores como a Bióloga Adriana Gomes, do ICMBio) com efeitos sobre os organismos mais sensíveis como corais por exemplo (http://oglobo.globo.com/ciencia/calor-intenso-afeta-corais-na-baia-da-ilha-grande-11599001).

Com isto, iniciamos o monitoramento na área de Dois Rios como parte do proposta nacional de monitoramento de ambientes costeiros. Esta proposta visa o entendimento de eventos ligados à mudanças climáticas globais sobre a distribuição das espécies, no nosso caso sobre as comunidades de costões rochosos (www.rebentos.org).







Vejamos que resultados colheremos no futuro...




Agenda de Atividades do Laboratório