A FAPERJ apoia as atividades do Laboratório

22 de abr. de 2012

Duas imagens...

O Mês de abril chegou e junto com ele, condições oceanográficas maravilhosas. Águas claras, quentes e uma diversidade incrível tem acompanhado estas águas. Tanto que não pude deixar de registrar, in loco, tamanha conjunção de fatores. E no acompanhamento mensal dos nossos coletores em Arraial, registrei duas imagens que muito me agradaram. A primeira, de um tubo de Spirobranchus giganteus, com o animal recolhido mas com seu opérculo bem visível. E longe de qualquer espécie de coral. E a segunda, um dos muitos Ctenophora que estão em profusão em Arraial. Lindo, lindo! E escolhi esta foto exatamente para mostrar a abundância de plâncton na água, que ficou bem evidente. Certamente os filtradores estão se fartando com tanto alimento. Alto investimento energético para suas atividades de crescimento e reprodução. Bom, como o que interessa hoje é mostrar as fotos, aí vão:




16 de abr. de 2012

2012 à toda velocidade

E 2012 segue em ritmo de corrida de F15... é isso mesmo, em velocidade de caças

Isto por que, além de darmos continuidade aos projetos de Bioincrustação em Arraial do Cabo, expandimos este ano para a Ilha Grande. Até aí, continuamos com o "projeto original". Alguns resultados já apareceram, como a presença de Ciona intestinalis, espécie que foi o ponto de partida para uma série de experimentos. Desta vez, detectamos sua presença nas águas da Ilha Grande, mais precisamente na Enseada de Dois Rios. E este local está bem longe de qualquer área portuária, na face oceânica da Ilha Grande. Com isto, temos registrada a presença desta espécie desde Arraial do Cabo até Angra dos Reis, quase todo o litoral do RJ (Artigo em preparação). Falta buscarmos em Macaé ou mais ao Norte do RJ (nossa próxima investida).

Outra coisa que chama a atenção é a dominância de Didemnum perlucidum*. Quase 100% da placa em apenas 2 meses. Isto é que é cersciemento! E nas placas sem tela, onde os predadores podem se fartar, elas nem chegam perto disto. Vejam só...




Bom, além deste projeto, outros dois vão iniciando... Teredinidae, em que estamos começando uma colaboração com a Pesquisadora do INMETRO Dra. Daniela Moraes e outro, sobre Rectutamento, crescimento, estrutura populacional e distribuição larval de Tetraclita stalactifera em Arraial do Cabo, juntamente com a Dra. Fernanda Siviero, do IEAPM. Apesar de ter sido iniciado há apenas 1 semana, já temos resultados bem interessantes. Abaixo, a foto de uma placa com apenas 3 dias, mas já repleta de recutas (muitos não vão ver, mas são os pontinhos brancos).


Em breve, mais novidades !

* Para mais sobre esta espécie vejam os artigos abaixo:

Smale et al, 2011, PLoS One, e16050 (http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0016050)

Smale and Childs, 2012, Biological Invasions, DOI: 10.1007/s10530-011-0167-8





Agenda de Atividades do Laboratório